Aconteceu na manhã de hoje, 5, a eleição da presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e o vereador Caio André (PSC) venceu o candidato do prefeito David Almeida, o vereador Elan Alencar (Pros). Caio será o presidente da casa para o biênio 2023-2024.
O placar da votação foi de 22 a 19 para Caio André. A eleição para presidência da CMM é decidida por maioria simples, dentre os 41 vereadores.
Leia mais:
“Falta diálogo entre prefeito e a base”, diz vereador Caio André
“Se Caio André ganhar eleição, será uma derrota para o prefeito”, diz Guedes
Caio André se intitula nas redes sociais como o vereador do esporte e da inclusão. É presidente do Partido Social Cristão em Manaus, é advogado, natural da capital amazonense e tem mais de 10 anos de vida pública, trabalhando na Secretaria Municipal de Esportes ao menos desde 2009. Nas eleições deste ano, disputou vaga na Assembleia Legislativa, mas não se elegeu.
O ex-líder do prefeito na casa, o vereador Marcelo Serafim (Avante), que votou em Caio, se pronunciou nas redes sociais sobre o resultado da eleição:
Em entrevista à Onda Digital na semana passada, o vereador falou sobre sua expectativa para a eleição e como seria a sua presidência, que sucederia a do vereador David Reis (Avante):
“Se eleito for, nossa administração vai primar pela transparência e independência. Será para os vereadores e ao encontro do que a população quer dos vereadores. Vamos ouvir a população, trazê-la para dentro da CMM através de iniciativas como o parlamento jovem e ida às escolas, pras pessoas saberem qual é o papel do vereador. Além disso, vou buscar uma maior harmonia entre os poderes e trazer a imprensa para dentro da casa. Quero ter uma boa relação com quem comunica à população”.
A gestão David Reis foi marcada por polêmicas, como a do “Puxadinho da CMM”, um anexo ao prédio da Câmara cuja tentativa de construção em plena pandemia despertou controvérsia, e suspeita de gastos exagerados com o “kit selfie” e o “cafezinho da Câmara”.