A Fifa anunciou na tarde de hoje, 29, a escalação de três mulheres para comandarem a arbitragem de Costa Rica x Alemanha, partida do grupo E da Copa do Mundo do Catar, que vai ser realizada na quinta, dia 1º. Será a primeira vez que a entidade escala um trio de arbitragem feminino para uma partida oficial de Copa do Mundo.
A francesa Stéphanie Frappart será a árbitra do duelo, que vale vaga nas oitavas de final. A brasileira Neuza Back atuará como uma das bandeirinhas e terá a companhia da mexicana Karen Diaz, que também vai trabalhar como assistente.
Leia mais:
Grupo A da Copa: Holanda e Senegal passam às oitavas
Veja horário do próximo jogo do Brasil na Copa 2022
Em comunicado, a Fifa classificou o evento como “histórico”. Veja abaixo:
This Thursday, an all-female refereeing trio will take charge of a men’s @FIFAWorldCup match for the first time.
Stéphanie Frappart will be joined by assistants Neuza Back and Karen Diaz in overseeing @fedefutbolcrc against @DFB_Team.
History in the making! 🙌 pic.twitter.com/KusT7SOUn9
— FIFA.com (@FIFAcom) November 29, 2022
Há seis mulheres entre os juízes convocados para a Copa do Catar, que é a primeira a contar com participação feminina entre os árbitros: São três juízas e três auxiliares. Mesmo assim, o trio Frappart, Back e Diaz teve de esperar por 32 jogos para entrar em campo, enquanto alguns homens chegaram a apitar mais de uma vez.
As outras três, Kathryn Nesbitt (EUA), Yoshimi Yamashita (Japão) e Salima Mukansanga (Ruanda), por outro lado, continuam aguardando uma iniciativa da Fifa.