Teve início hoje, 29, as últimas rodadas de grupos da Copa do Catar. Definindo a situação do grupo A, as seleções da Holanda e do Senegal confirmaram suas classificações para a próxima fase da competição, as oitavas de final.
Primeiro, o Senegal: Com o apoio da sua animada torcida, os senegaleses venceram o Equador por 2 a 1 e eliminaram os sul-americanos. Saar fez o Senegal sair na frente com gol de pênalti ao final do primeiro tempo, mas na etapa complementar o Equador pressionou e conseguiu o empate com gol de Caicedo. Porém, 2 minutos depois Koulibaly marcou para o Senegal e finalizou a partida.
Senegal ficou com 6 pontos e em segundo do grupo. O time vai jogar contra o primeiro colocado do grupo B.
Leia mais:
Mais um desfalque no Brasil: Alex Sandro não joga contra Camarões
Veja horário do próximo jogo do Brasil na Copa 2022
Já em partida realizada ao mesmo tempo, a Holanda venceu com tranquilidade os donos da casa, a seleção do Catar. Confirmando seu favoritismo, os holandeses ganharam por 2 a 0, com gols de Gakpo —que assume a artilharia do torneio ao lado de Enner Valencia e Mbappé, todos com três— e De Jong.
Gapko fez história ao igualar a marca do lendário Cruyff, que também soma três gols em Mundiais —todos eles marcados na Copa de 1974. Ele também se torna o primeiro jogador da história da Holanda a marcar em todas as partidas de uma primeira fase de Copa do Mundo. Já o Catar também fez história, por uma estatística negativa: Nunca um time anfitrião de uma Copa saiu de uma competição com 3 derrotas na primeira fase, e sem marcar gol nenhum.
A Holanda vai enfrentar, nas oitavas, o segundo colocado do grupo B. Os jogos deste grupo acontecem hoje, às 16h (horário de Brasília), para definir a chave: País de Gales x Inglaterra e Irã x Estados Unidos.