Foi difícil, mas o Brasil conseguiu: Venceu hoje, 28, a Suíça por 1 a 0 no estádio 974, em partida da segunda rodada do grupo G da Copa do Catar. A vitória deixou a seleção brasileira com 6 pontos, incapaz de ser alcançado por nenhuma outra do grupo, e carimbou a passagem do time para as oitavas de final, o começo da fase “mata-mata” da Copa.
O jogo foi truncado, com o Brasil tendo dificuldades para vencer a defesa suíça. O time europeu chegou a estar com os 11 jogadores atrás da linha do meio de campo. Aos 27 do primeiro tempo, o goleiro suíço Sommer espalmou chute de Raphinha, a melhor oportunidade da etapa inicial.
Leia mais:
Sérvia e Camarões empatam, e Brasil só precisa vencer hoje para ir às oitavas
Marrocos vence Bélgica em partida com 1º gol de falta da Copa
O segundo tempo começou com cartões amarelos, em jogadas duras: primeiro para o suíço Rieder aos 5 minutos, e depois para o brasileiro Fred aos 6. É o primeiro cartão do Brasil na Copa.
Aos 19 minutos, o craque Vini Jr. marcou para o Brasil, após passe de Casemiro. No entanto, o gol foi anulado pelo VAR devido a impedimento de Richarlison no momento da jogada.
O Brasil, no entanto, continuou pressionando, mesmo com um ou outro contra-ataque suíço trazendo um pouco de medo. Mas aos 38, Casemiro marcou golaço para fazer com que enfim a seleção brasileira vencesse a dureza do time da Suíça.
A terceira e última rodada do grupo acontece na sexta, dia 2. O Brasil encara o Camarões, mas já classificado, enquanto a Suíça, com 4 pontos, vai decidir sua classificação contra a Sérvia. Nas oitavas, o Brasil, como primeiro do grupo G, enfrentará o segundo colocado do grupo H, que tem Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul.