O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, decretou feriado nacional nesta quarta-feira, 23. A decisão veio depois que a seleção saudita venceu a Argentina nesta terça-feira, 22, durante a partida de futebol da Copa do Mundo.
A Saudi Press Agency, agência de notícias oficial do país, publicou a seguinte mensagem no Twitter: “É determinado que amanhã, quarta-feira, será feriado para todos os servidores de todos os setores do Estado e da iniciativa privada, e alunos e alunas de todas as etapas de ensino”.
O que motivou o Rei da Arábia Saudita
Segundo o site ArabNews, o rei Saud atendeu a sugestão do príncipe Mohammed bin Salman para decretar o feriado, como forma de celebrar a vitória. Por enquanto, a seleção da Arábia Saudita foi a “zebra” da Copa, vencendo de virada o time dos “hermanos”, por 2 a 1.
O príncipe foi convidado para a abertura da Copa do Mundo no último domingo, 20, quando o Catar, seleção do país-sede, perdeu por 2 a 0 do Equador. A Arábia Saudita faz sua sexta participação na Copa e o país busca superar sua melhor performance, em 1994, quando chegou às oitavas-de-final depois de vencer os EUA, mas perdeu para a Suécia.
Jogos e placares desta terça-feira
No primeiro jogo do dia, aconteceu a primeira grande zebra da Copa do Mundo. Após abrir o placar, a Argentina sofreu a virada e perdeu de 2 a 1 para a Arábia Saudita. O gol argentino foi marcado por Messi, enquanto Saleh e Salem marcaram para os sauditas. Com o resultado, o país árabe assumiu a liderança do grupo C.
No duelo seguinte, Dinamarca e Tunísia abriram a disputa do Grupo D, mas não saíram do zero a zero. Dessa forma, as duas seleções somam um ponto e ficam com situação em aberto para o restante da fase de grupos.
O terceiro duelo foi entre México e Polônia, pelo Grupo C. As equipes também não alteraram o placar e somaram um ponto. A partida foi marcada pelo pênalti perdido de Robert Lewandowski diante de Guillermo Ochoa.
No último jogo do dia, a França tomou um susto, mas confirmou o favoritismo diante da Austrália. Após saírem atrás do placar, os Bleus reagiram e golearam por 4 a 1 – com gols de Rabiot, Giroud (2) e Mbappé. Goodwin marcou para os australianos.
Placares dos jogos de hoje da Copa do Mundo 2022:
7h – Argentina 1 x 2 Arábia Saudita – Lusail Stadium
10h – Dinamarca 0 x 0 Tunísia – Education City Stadium
13h – México 0 x 0 Polônia – Stadium 974
16h: França 4 x 1 Austrália – Al Janoub Stadium
Com informações da Revista Oeste*