Um terremoto, de magnitude 5,6 na escala Richter, matou 162 pessoas na Indonésia, nesta segunda-feira (21) e ainda deixou mais de mil feridos na cidade de Cianjur, no Estado de Java. Conforme as autoridades, ao menos 13 mil estão desabrigados
O epicentro do tremor ocorreu a 10 quilômetros de profundidade e foi sentido fortemente na região metropolitana de Jacarta, que tem centenas de prédios comerciais. Os arranha-céus da capital da Indonésia balançaram por mais de três minutos, e alguns foram evacuados.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos – que registra tremores no mundo inteiro -, o epicentro foi em Cianjur, na região ocidental de Java, a principal ilha do país e que fica a cerca de 75 quilômetros da capital do país, Jacarta.
Segundo autoridades de Cianjur, há ainda centenas de desaparecidos, e dezenas de prédios foram total ou parcialmente danificados. Houve também muitos feridos por conta das réplicas – em apenas duas horas após o tremor principal, a agência geofísica do país registrou 25 delas.
VEJA MAIS
Brasil se une a Indonésia e Congo para preservar florestas
Mulher é engolida por cobra píton na Indonésia
HISTÓRICO DE SISMOS
Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 matou pelo menos 25 pessoas e feriu mais de 460 na província de Sumatra Ocidental. Em janeiro de 2021, um terremoto de magnitude 6,2 matou mais de 100 pessoas e feriu quase 6.500 na província de West Sulawesi.
A Indonésia, um grande arquipélago de mais de 270 milhões de pessoas, é frequentemente atingida por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis devido à sua localização no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico.
Terremotos
“Terremoto é um tipo de tremor abrupto e intenso que ocorre na crosta terrestre graças a fenômenos geológicos que ocorrem na litosfera. As suas consequências, para o ser humano, podem ser severas, acarretando a destruição de cidades e paisagens naturais, além de provocar sérias catástrofes, a exemplo do desastre ocorrido na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão”, explicam os especialistas.