O governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) participou de cerimônia hoje, 16, para anunciar a ampliação da carta de serviços executados no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus. Segundo o anúncio, a unidade vai passar a realizar transplantes renais, além de implantar serviços de otorrinolaringologia, incluindo o implante coclear, que hoje não é feito no Amazonas.
O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é de R$ 1 milhão para os transplantes de rins; e de R$ 230 mil por mês para o implante coclear.
Leia mais:
Fiocruz identifica nova variante de Covid no Amazonas
Amazonas irá receber 28 mil doses pediátricas para crianças com comorbidades
A meta inicial é realizar oito transplantes renais mensais. De maneira inédita, todo o procedimento será integralmente executado na rede pública estadual de saúde, e o início dos transplantes está previsto para o primeiro semestre de 2023. A rede já trabalha nas fases preparatórias, incluindo a capacitação de equipes médicas, enfermagem e multiprofissionais, que está sendo realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.
No Delphina Aziz será feito transplante renal de paciente vivo ou falecido. A unidade também passa a realizar exames bioquímicos, hematológicos e hemostasia; exames sorológicos e imunológicos; exames coprológicos; de uroanálise; hormonais; toxicológicos ou de monitorização terapêutica; microbiológicos; imunohematológicos; citopatológicos; anatomopatológicos. Serão feitas, ainda, biópsia por agulha (Histopatologia); e biópsia de peças grandes (histopatologia + imunoflorescência).