O Partido Democrata, do presidente norte-americano Joe Biden, garantiu controle do Senado neste sábado, 12, graças à vitória da senadora Catherine Cortez Masto no estado de Nevada nas eleições de meio de mandato. Ela derrotou o aliado do Partido Republicano de Donald Trump, Alex Laxalt, e assegurou assim a governabilidade da administração Biden pelos próximos dois anos.
Com essa vitória, mesmo que os democratas percam o controle da Câmara – cujo resultado ainda é incerto – Biden ainda conseguirá ter algum grau de governabilidade e poderá impedir os republicanos de travarem pautas.
Leia mais:
Joe Biden pede pela preservação da Amazônia na COP-27
Biden buscará reeleição em meio a “onda vermelha” frustrada
Os democratas mantém os 50 senadores na casa, mesmo número atual, e têm direito ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris em qualquer votação e proposta no Senado. E ainda podem conquistar mais uma cadeira, caso o atual senador pela Geórgia Raphael Warnock consiga se reeleger em dezembro.
O resultado das eleições de meio de mandato têm se mostrado um pouco melhores para os democratas do que para os republicanos. A antecipada “onda vermelha” do partido de Trump não se concretizou nas urnas, e o próprio Trump vê esfriarem suas chances de uma nova candidatura à presidência em 2024. O ex-presidente irá enfrentar o governador da Flórida Ron De Santis pela indicação republicana. Já Biden se mostrou confiante e afirmou que buscará a reeleição para presidente.