O heptacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton participou nesta segunda, dia 7, de sessão solene na Câmara Federal, em Brasília, para receber o título de cidadão honorário brasileiro. O projeto que concedeu a honraria ao piloto inglês foi aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados, e teve como autor o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE).
Hamilton está no país porque vai participar do Grande Prêmio de Interlagos, que acontece no final de semana. Ao falar no plenário da casa, ele disse:
“É uma grande honra receber esse título, hoje. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil”.
Leia mais:
Max Verstappen é bi-campeão da F1
Fórmula 1: morte do ídolo Ayrton Senna completa 28 anos
Por se tratar de resolução, o texto não precisou ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão. Como justificativa para conceder o título, Figueiredo citou a relação próxima do piloto com o Brasil, e a homenagem que ele fez a Ayrton Senna no GP de São Paulo em 2021.
Durante a solenidade, Lewis Hamilton também dedicou a honraria a Senna.
A presença do piloto na casa gerou filas e até espera para entrar na Câmara e no plenário. Antes da homenagem, Hamilton se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no gabinete da presidência, com Figueiredo e outros parlamentares.