Um foguete chinês desgovernado deixou a Espanha em alerta hoje, dia 4. O módulo chinês que fazia parte de uma operação do país para construir sua estação espacial, entrou em queda livre ao perder o controle e seguiu na direção do território espanhol. O perigo em torno do foguete em queda fez com que a Espanha fechasse parte do seu espaço aéreo no dia de hoje.
O serviço de emergência da Catalunha chegou a afirmar em comunicado:
“Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos na Catalunha e em outras comunidades”.
Leia mais:
Japão alerta moradores a buscar abrigo depois de míssil norte-coreano
Covid zero: Parque da Disney na China é fechado com turistas dentro
Ao todo, o tráfego aéreo chegou a ser interrompido em quatro das 17 regiões do território espanhol. Aeroportos de cidades turísticas como Barcelona, Madri e Ibiza estão entre os que ficaram totalmente fechados. Segundo a Aena, a agência que administra os aeroportos na Espanha, cerca de 300 voos foram cancelados ou atrasados por conta da interrupção.
No entanto, o tráfego aéreo no país já foi reaberto e o foguete, segundo autoridades chineses, se desintegrou ao entrar na atmosfera. A maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no mar.
O projeto da China para estabelecer sua presença no espaço é ambicioso, e vem atraindo críticas pela forma como vem sendo conduzido. Este episódio já foi criticado por agências europeias. O foguete foi lançado pela primeira vez em maio de 2020 e, na ocasião, fragmentos dele caíram na Costa do Marfim, na África Ocidental, danificando vários edifícios no país.