Zach Furnan, agente do cantor Jerry Lee Lewis, anunciou o falecimento do seu cliente nesta sexta, 28. Lewis tinha 87 anos e morreu de causas naturais. Sua sétima esposa, Judith, estava ao seu lado.
Lewis foi um dos três artistas brancos que contribuiu para popularizar o rock’n’roll nos Estados Unidos na década de 1950. Buddy Holly (1936-1959) faleceu no auge do sucesso num acidente de avião, no trágico “dia em que a música morreu”, como ficou conhecido. Elvis Presley (1935-1977) virou o rei do rock e um dos artistas mais populares dos século XX. Já Lewis, cujo maior sucesso foi a inesquecível “Great Balls of Fire”, teve sua ascensão meteórica interrompida em 1957 quando se casou com sua prima, que tinha 13 anos na época.
Leia mais:
Jornalista Susana Naspolini morre de câncer aos 49 anos
Ator Leslie Jordan morre aos 67 anos
Nascido numa família pobre em Ferriday, Louisiana, em 1935, foi autodidata em música e tocava e cantava na igreja da sua região desde a infância. Aos 14, se apresentou pela primeira vez. Em 1956, gravou seu primeiro compacto pela lendária gravadora Sun Records – mesma onde Elvis e Johnny Cash também gravaram. O sucesso inicial o levou a uma turnê onde as principais características do artista se consolidaram: a energia das suas apresentações, seu martelar das teclas do piano, o teor sexual das performances.
Justo quando seu sucesso começava a deixá-lo reconhecido internacionalmente, Lewis se envolveu na controvérsia que levaria à derrocada da carreira, quando veículos de imprensa passaram a questioná-lo sobre a idade de sua esposa, Myra Gale Brown. Quando ela foi descoberta, a turnê de Lewis foi cancelada e rádios nos EUA fizeram boicote à sua música.
O artista seguiu em frente, mas nunca mais recuperou a glória inicial. Nos anos 1970, virou intérprete de música country, e nos anos 1980 sua música foi redescoberta por uma nova geração quando o filme “A Fera do Rock” (1989) foi lançado, inspirado na sua história real. O ator Dennis Quaid interpretou Lewis no filme. Nos últimos anos, Lewis se concentrou em gravar duetos com astros da música pop. O casamento com sua prima Myra durou 13 anos.