Hoje, 17, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga um novo apelo para que os pais ou responsáveis levem suas crianças às salas de vacinação para imunizá-las contra a poliomielite. O ministro se pronunciou no evento em Brasília que comemorou hoje o Dia Nacional da Vacina.
O Brasil ainda está distante da sua meta de alcançar 95% das crianças menores de 5 anos de idade – cerca de 11,5 milhões – contra a poliomielite no país. O ministério informa que, até o momento, 65,6% do público-alvo encontra-se imunizado, cerca de 7,6 milhões de crianças. Apenas a Paraíba, com 95,09% das crianças imunizadas, atingiu a meta nacional. No Amapá, a imunização está em 90,8%, segundo a pasta.
No evento, Queiroga disse:
“Desde o dia 7 de agosto, temos feito um apelo à nação brasileira para que levem suas crianças com menos de 5 anos para completar o esquema vacinal da pólio e a meta é de 95% de cobertura vacinal, das cerca de 15 milhões de crianças que são aptas a receber essas vacinas”.
Leia mais:
Vacina contra poliomielite continua disponível em Manaus mesmo após campanha
Pará investiga suspeita de pólio em criança de 3 anos
Desde 1989, o Brasil não registra um caso de poliomielite, ou paralisia infantil. Mas com a queda na cobertura vacinal desde 2015, existe a preocupação de diversos órgãos de saúde com um possível retorno da doença.
No mesmo evento, além do apelo do ministro, a Saúde também informou que a vacina contra Covid da Pfizer – liberada para crianças de seis meses a menores de quatro anos – deve começar a chegar no país na próxima semana.