Cheio de manias e costumes, o manauara tem o seu “jeitinho particular de ser”, com uma série de gírias no modo de falar que sempre rendem uma boa conversa. Ah, de papo, os manauenses são bons, além de serem um povo caloroso e acolhedor. Mas agora, vamos deixar de conversa fiada e conhecer algumas manias mais comuns dos moradores da capital amazonense.
Peixe – Ah, um peixinho frito, cozido ou assado, sempre cai bem no prato manauara. Dentre eles, tem o tambaqui, pirarucu, matrinxã, jaraqui, pacu, sardinha e outros mais.
Farinha de mandioca – Essencial para a sobrevivência, rsrs… É assim que pensam os manauras, vai bem com peixe frito, carne, frango e açaí. Mano, combina com mais um monte de alimentos.
Açaí – O açaí é uma paixão dos manauaras e no norte geralmente é acompanhamento de comida salgada. Pode ser servido com farinha e tapioca em flocos, ou como pirão acompanhando peixes.
Rede – Quem disse que rede é apenas para um descanso momentâneo? Os manauaras gostam mesmo é de dormir e se esparramar em uma rede.