Patauá, o fruto do Patauazeiro, que é uma espécie de palmeira da Amazônia que pode atingir até 25 metros de altura. Assim como o açaí, desse fruto se extrai uma bebida conhecida popularmente por “vinho de patauá”, e também é retirado um óleo muito utilizado por mulheres de tribos indígenas amazônicas, para uso de problemas de saúde, como por exemplo, asma e tuberculose. E outro segredinho do patauá, é o grande poder de de beleza, oferecendo muitos benefícios para os cabelos e pele.
Cabelos e pele
Rico em ômegas 3 e 6, fortifica o couro cabeludo, deixa os fios com brilho, extremamente macios e fáceis de pentear. Ele também é indicado para a recuperação de cabelos extremamente danificados por procedimentos químicos, como descoloração e alisamentos.
O fruto do Patauazeiro é um poderoso antioxidante. Por isso, este óleo traz muitos benefícios para a pele, deixando-a com a aparência mais jovem e macia. Além disso, possui ação anti-inflamatória e contribui para a redução da acne.
Como usar óleo de patauá?
PELE: pode ser usado diariamente, puro ou misturado a cremes de sua preferência, no rosto e no corpo.
CABELO: É possível usar o óleo de patauá nos cabelos de diferentes maneiras.
Óleo de Patauá como pré-shampoo
É só aplicar o óleo no comprimento e raiz dos fios antes do banho, massageá-los e então lavar com shampoo. Dessa maneira, o óleo atuará como protetor dos fios, impedindo-os que fiquem ressecados por causa da ação do shampoo.