Você já ouviu falar no pequenino Sagui-pigmeu? Hummmm, se sua resposta foi não, então essa leitura é pra você. O sagui-pigmeu, também conhecido como sagui-leãozinho é a menor espécie de macaco que vive na Amazônia.
Características do pequenino sagui-pigmeu
Ele pesa somente 100 gramas e junto com a cauda, chega a ter 15 centímetros, seu tamanho é parecido com tomate grande. O macaquinho sobrevive de frutas, folhas e insetos e pode ser encontrado na Floresta Amazônica.
Duas espécies
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Salford, em Manchester, no Reino Unido, em parceria com cientistas de quatro instituições brasileiras, descobriu (em 2018) que, na verdade, a espécie não é uma, mas duas. Evidências provam que, por volta de 2 a 3 milhões de anos atrás, o sagui-pigmeu se dividiu em duas espécies: Cebuella pygmaea pygmaea e Cebuella pygmaea niveiventris.
Conservação
A espécie está em risco de extinsão, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), de 2008, e o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Apesar da classificação, a população apresenta um declínio contínuo no número de indivíduos e está listada no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).
Domesticados?
Domesticá-los pode não ser uma ideia tão boa, devemos ressaltar que os saguis-pigmeus podem apresentar um certo desafeto com relação aos seus donos, sendo que alguns podem chegar a morder ou até mesmo jogar fezes como uma forma de ataque, além de existir a possibilidade do animal entrar em depressão por conta de ficar longe da família e habitat natural.