A Netflix anunciou na quinta, 13, o seu novo plano pago, com propagandas, que começará a ser liberado a partir de 3 de novembro. No Brasil, ele custará R$ 18,90 por mês; já nos Estados Unidos a mensalidade será de US$ 6,99 (cerca de R$ 36,60 no câmbio atual).
Como indicado, esse plano com anunciantes contará com exibição de anúncios publicitários. Segundo a Netflix, haverá uma média de 4 ou 5 propagandas por hora — a duração delas será entre 15 ou 30 segundos, podendo aparecerem antes ou durante os programas.
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Além disso, a qualidade de séries e filmes liberados será até HD (720p), e a empresa diz que o acervo será um pouco menor que dos outros planos “devido a restrições de licença”. No entanto, a Netflix diz que tem trabalhado nisso. E por fim, o plano com propagandas não permitirá que assinantes possam baixar filmes para ver offline.
Além de Brasil e Estados Unidos, o plano básico com propaganda será também disponibilizado no Canadá, Austrália, França, Alemanha, Itália, Coreia do Sul, México, Espanha e Reino Unido.
Esse plano chega num momento delicado para o maior serviço de streaming do mundo: a perda de assinantes levou a Netflix a demitir cerca de 300 funcionários nos Estados Unidos nos últimos meses. Segundo relatório de resultados divulgado em abril pela Netflix, a empresa perdeu 200 mil assinantes durante o primeiro trimestre de 2022. No mesmo período, ela teve lucro líquido de US$ 1.597 bilhão, abaixo do US$ 1.706 bilhão alcançado nos três primeiros meses de 2021. Foi a primeira queda de assinantes em uma década.