Nesta segunda-feira (10), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou situação de emergência nos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri, devido aos desabamentos ocorridos em duas pontes na BR-319.
Wilson Lima usou sua conta oficial no Twitter para realizar o anúncio no fim desta manhã. Segundo o governador, a medida tem como objetivo “diminuir os impactos provocados pela interrupção do tráfego, que está comprometendo o transporte de pacientes, alunos, produtos essenciais e insumos”.
Segundo o Governo do Amazonas, os três municípios foram diretamente afetados pelas quedas da ponte sob o Rio Curuçá, no último dia 28 e da ponte sob o Rio Autaz Mirim, neste sábado (8).
Decretamos Situação de Emergência nos municípios de Careiro Castanho, Careiro da Várzea e Manaquiri, devido ao problema com as duas pontes na BR-319.
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) October 10, 2022
Onda Digital denunciou
Na última quinta-feira (6), uma equipe da Rede Onda Digital esteve na ponte sob o Rio Autaz Mirim e denunciou a precariedade da estrutura, que apresentava rachaduras e trazia riscos aos moradores que por ali transitavam. Na ocasião, a população se queixava da falta de providência do poder público diante da tragédia eminente, que infelizmente se concretizou dois dias após a denúncia.