29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Deputados defendem abertura de CPI da BR-319

Publicado em:

- Anúncio -

O desabamento da ponte sobre o rio Curuçá, ocorrido na última quarta-feira (28), pode representar um fato gerador para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da BR-319 na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta foi defendida pelo deputado Sinésio Campos (PT) em aparte à fala de Fausto Jr. (MDB) na sessão de hoje (5).

A estrutura estava localizada no KM 25 da BR-319, dentro do município de Careiro Castanho (a 102 quilômetros de Manaus).

Fausto aprovou a ideia e acrescentou que a falta de iniciativa em finalizar as obras da rodovia também deve ser investigada. “Há algum tipo de interesse para que a BR-319 não seja entregue. Existe um contrato de manutenção de um trecho de 400 quilômetros onde não houve asfaltamento. É um contrato besouro, só vai servir para empurrar lama”, ironizou.

De acordo com Sinésio, a estratégia inicial da CPI, caso aprovada, consiste em investigar a omissão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na manutenção da via de acesso, inaugurada há mais de vinte anos.

“O órgão sabia que a ponte poderia desabar. Muitas vidas foram ceifadas por irresponsabilidade do governo federal“, declarou. “A população alertou sobre o risco de acidente 15 dias antes. O Dnit não pode alegar falta de aviso”.

 

Leia mais:

Vídeo: ponte do Careiro Castanho desaba e municípios ficam isolados

 

Sinésio argumentou ainda que a bancada amazonense na Câmara dos Deputados poderia ter determinado uma apuração mais criteriosa sobre o caso. E defendeu a punição do Dnit por dificultar o acesso da população local aos demais municípios em razão do acidente.

Em nota enviada à imprensa, o Dnit informou que mantém um plano de vistoria contínuo das pontes e, ao constatar a necessidade de manutenção, acionou a empresa responsável pelo trecho, que já estava mobilizada para iniciar os trabalhos pelos bueiros e cabeceiras. O trecho estava parcialmente bloqueado, com restrições ao tráfego de veículos de carga desde segunda-feira.

Ainda segundo o órgão, uma mobilização de veículos de carga pesada realizada sobre a estrutura teria causado o desabamento.

 

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
- Anúncio -