O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou na manhã deste sábado (1º) sorteio das 23 urnas que passarão por auditoria. A solenidade ocorreu na sede do órgão, no Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Do total de urnas sorteadas, 18 passarão por auditoria convencional.
Segundo o TRE-AM, serão digitados nas urnas os votos previamente preenchidos em cédulas de papel. Ao final das eleições, será feita a comparação dos votos apurados nas cédulas com o boletim de urna. Além disso, duas urnas passarão por Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, que se trata de teste piloto com o uso de biometria, e três urnas eletrônicas serão submetidas à auditoria chamada Teste de Autenticidade diretamente na seção eleitoral.
Leia mais:
Presidente do TRE-AM encaminha pedido de gratuidade no transporte coletivo nas eleições
TRE-AM recebe observadores amazonenses para conhecer logística para eleições 2022
Representantes de entidades fiscalizadoras convidadas pelo órgão acompanharam o carregamento e o lacre das urnas, que foram levadas às suas respectivas zonas. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) teve como representante a advogada e coordenadora da iniciativa, Márcia Oliveira.
O MCCE participa das eleições como membro do Observatório de Transparência das Eleições (OTE), como organização credenciada para realizar Missões de Observação Eleitoral (MOE) e como entidade parceria do Programa de Enfrentamento à Desinformação. Além disso, a organização mantém contínuo monitoramento sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) e da Lei contra a Compra de Votos (nº 9840/1999).
Via assessoria