A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que Manaus deverá receber o sinal de telefonia 5G a partir do dia 6 de outubro. Além da capital amazonense, Belém, Boa Vista, Macapá e Rio Branco também receberão o sinal da internet de quinta geração na mesma data.
Brasília foi a primeira capital brasileira a receber o 5G, no início de julho. Ao longo dos meses, o sinal foi sendo disponibilizado para as demais capitais do país. A demora para chegar em Manaus se deve à instalação das antenas e ao fato de que a Anatel informou que seria necessário fazer uma limpeza na faixa de transmissão.
Leia mais:
Escola no Careiro da Várzea recebe internet 5G e ministro das Comunicações
Ministério discute em Manaus seminário sobre tecnologia 5G
Com a chegada da nova tecnologia nestas cinco cidades, o Brasil completa o processo de disponibilização do sinal em todas as capitais do país.
O 5G, 20 vezes mais rápido que o 4G atualmente em funcionamento, promete revolucionar as comunicações e os negócios em todo o mundo. Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.