Aconteceu hoje, dia 22, a solenidade de implantação do sistema de internet 5G na Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes, na comunidade do Careiro da Várzea. A escola foi uma das três no Amazonas escolhidas para receber o sistema: as outras duas, as escolas estaduais Januário Santana e Nossa Senhora do Rosário, estão em Manacapuru (AM).
A E. E. Antônio Ferreira Guedes recebeu antena da Starlink, e a conexão das três escolas em localidades remotas faz parte da fase inicial das operações via satélite de baixa órbita. Os equipamentos e o serviço estão sendo cedidos às escolas pela StarLink, que é de propriedade do bilionário Elon Musk, assim com a empresa SpaceX de exploração espacial, que também cedeu tecnologia para a operação.
Leia mais:
Ministério das Comunicações confirma 5G em Manaus até fim de outubro
Ministério discute em Manaus seminário sobre tecnologia 5G
A cerimônia contou com a presença do ministro das Comunicações Fábio Faria e da CEO da SpaceX, Gwynne Shotwell. Ambos fizeram pronunciamentos no local e ressaltaram a importância da conectividade para a educação e o desenvolvimento dos jovens, ainda mais em comunidades afastadas como o Careiro.
A iniciativa ocorre após visita de Musk ao Brasil em maio último, quando este discutiu “conectividade e proteção da Amazônia” com representantes do governo brasileiro. À época, Musk afirmou ter interesse em lançar 42 mil satélites de baixa órbita para promover a conectividade em regiões afastadas da Amazônia e do país.