Em alerta para a baixa cobertura vacinal em Manaus, a Prefeitura de Manaus ampliou a oferta da vacina contra o HPV (Papilomavírus humano) para o público masculino de 9 aos 14 anos de idade, igualando-o à faixa-etária do público feminino. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o imunizante é disponibilizado diariamente em 171 unidades básicas, mas a cobertura atual é de apenas 19%.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que a recomendação do Ministério da Saúde para aumentar o público masculino abrangido, que até então era a partir de 11 anos de idade, foi emitida em Nota Técnica, no dia 30 de agosto.
Considerando o público estimado de 269.117 jovens, na faixa etária anterior, Manaus registra cobertura vacinal de apenas 19% (51.153 doses aplicadas), de janeiro a julho deste ano. O levantamento é do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SN-PNI).
Somente em relação ao público feminino, estimado em 133.665 meninas, a cobertura chega a 22%. Porém, entre os usuários o sexo masculino, população estimada em 134.452 meninos, a cobertura é ainda menor, de 16%.
“Por serem menores de idade, esses jovens precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a vacina nas nossas UBSs, administrada em duas doses, ou seja, precisa voltar na data indicada para completar o ciclo vacinal. É de extrema importância que a população aumente a procura por essa vacina, pois o vírus do HPV tem potencial para desenvolver diversos cânceres, como o câncer de colo de útero e câncer peniano”, diz Shádia.