A polícia argentina prendeu na noite de segunda, dia 12, uma terceira pessoa envolvida no atentado à vice-presidente Cristina Kirchner: uma mulher que é apontada como amiga de Brenda Uliarte, namorada do brasileiro Fernando Montiel. No dia 1º de setembro, Montiel apontou uma pistola para o rosto de Kirchner enquanto ela conversava com apoiadores em frente à sua casa. Ele apertou o gatilho, mas a arma falhou.
Montiel foi preso no mesmo dia e sua namorada está presa desde o dia 5.
Leia mais:
Namorada de brasileiro que tentou matar Kirchner é presa na Argentina
Brasileiro que tentou matar Kirchner é monitorado 24 horas
Segundo o jornal argentino “La Nacion”, o nome desta amiga de Uliarte não foi revelado, mas a operação para prendê-la foi executada na segunda-feira. Segundo fontes ouvidas pelo jornal, ela era “uma pessoa de extrema confiança de Brenda”. A conexão dela com o ataque surgiu após análise de conversas entre as duas no telefone de Uliarte.
A operação também apreendeu telefones celulares e dispositivos eletrônicos em três endereços. O objetivo da polícia é reconstruir os dias anteriores ao atentado e verificar se existem novos cúmplices do caso.
Tanto Montiel quanto Uliarte já foram indiciados por tentativa de assassinato contra Cristina Kirchner. Ainda não se sabe o motivo pelo qual a arma não disparou.