Elizabeth “Liz” Truss foi anunciada hoje, dia 5, como a nova líder do Partido Conservador britânico, e por conseguinte a nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela teve mais de 81 mil votos válidos (57,4%) na votação interna do partido, enquanto Rishi Surnak, que disputava o cargo com ela, teve pouco mais de 60 mil votos (42,6%). Como os conservadores têm a maioria do parlamento, seu líder assume o cargo de primeiro-ministro.
Liz Truss é admiradora confessa da ex-primeira-ministra Margareth Thatcher, que exerceu o cargo entre 1979 e 1990 e ficou conhecida como “a Dama de Ferro”. Truss chegou a interpretar Thatcher numa peça escolar. Ela será a terceira mulher a chefiar o governo no Reino Unido e ficará à frente do país até as próximas eleições, previstas para 2024.
Leia mais:
Inglaterra e País de Gales tornam permanente acesso a pílula para aborto em casa
Inglaterra celebra 70 anos de reinado de Elizabeth II com Jubileu de Platina
Ela sucede Boris Johnson no cargo, que ficou marcado pelo Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia – e pelo desgaste dos últimos meses do governo, quando foi divulgado que ele e membros do governo faziam festas secretas enquanto o país enfrentava a quarentena de Covid-19. O escândalo o levou a renunciar.
Espera-se que Johnson faça uma declaração fora de Downing Street, a sede do governo, na manhã de terça-feira antes de viajar para a Escócia para apresentar sua renúncia à rainha, esperada por volta do meio-dia (7h no horário de Brasília). Liz, a vencedora da eleição, se reunirá então com a rainha no Castelo de Balmoral, na Escócia, e será oficialmente convidada a formar um governo.