O Amazonas confirmou, nesta quinta-feira (1º), mais cinco casos de monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. Agora, o estado contabiliza 27 casos da doença. Desses, 26 foram registrados em Manaus e um em Parintins.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazona (FVS-AM), os novos casos referem-se a quatro homens e uma mulher, entre 20 a 30 anos, residentes de Manaus. Os pacientes estão sendo monitorados pelo órgão, mas não necessitam de internação e continuam em isolamento domiciliar.
Leia mais:
Rio de Janeiro registra primeira morte por varíola dos macacos
A FVS-AM registrou até agora 94 notificações, sendo 27 confirmados, 46 descartados, 21 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença.
Entre as recomendações para evitar o contágio pela doença, deve-se evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas; buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas. No caso do aparecimento de lesões características de monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame.
Via g1