Uma nova fala do candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) vem causando polêmica desde ontem. Em encontro com empresários na Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), Gomes explicou seu plano econômico e fez uma comparação sobre como seria explicá-lo numa favela.
Após a sua apresentação, o candidato foi interrompido pelo empresário Luiz Césio Caetano, que já presidiu a federação. Caetano disse que a explicação foi como uma aula: “Candidato Ciro Gomes, parabéns pela sua aula. Acho que foi uma aula, pelo menos para mim foi”.
Foi quando Gomes respondeu:
“Na verdade é um comício, né!? Um comício para gente preparada, você imagina eu explicar isso na favela, isso é um serviço pesado”.
Leia mais:
Datafolha: Tebet registra melhor desempenho em debate
Confira a entrevista de Ciro Gomes no Jornal Nacional
O comentário de Ciro Gomes tem repercutido negativamente entre políticos tanto da esquerda quanto da direita. Veja abaixo:
Não precisa se dar ao trabalho de explicar nada pra turma da favela não @CiroGomes! Pode deixar que eu levo seu recado pra eles, pois eu faço política é de mãos dadas justamente com esse povo que você debocha e chama de favelado!
Nojo de um dia ter te respeitado!
— André Janones 7040✌️ (@AndreJanonesAdv) August 31, 2022
Para Ciro Gomes os empresários da Firjan são 'preparados' e a favela é ignorante. Esse preconceito de classe não é exclusivo dele, mas de gde parte da esquerda tb. Acham que o povo trabalhador, pobre e preto não é capaz de governar por si próprio, sem patrão ou um Alckmin [1]
— PSTU (@pstu) August 31, 2022
Cabe aos verdadeiros líderes encontrar as palavras para que todos compreendam sua mensagem. A capacidade de entender e ser entendido por TODOS é o que faz a diferença. Não pode ser Presidente quem não consegue dialogar com o seu povo. Somos TODOS preparados para aprender…
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) August 31, 2022