A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deve convocar a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e a Amazonas Energia para esclarecimentos sobre a previsão do aumento da tarifa da conta de luz em 10%, conforme prevê o projeto de lei complementar (PLC) 217/21, aprovado em outubro do ano passado pela Casa.
O deputado Wilker Barreto (Cidadania) apresentou nesta terça-feira (30) requerimento para convocação da empresa e do órgão, que deverão apresentar justificativas sobre o reajuste na próxima quinta-feira (1°). Uma consulta pública sobre o reajuste está marcada para amanhã no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Leia mais:
TCE recebe relatório final da CPI da Amazonas Energia
DPE-AM recebe relatório final da CPI da Amazonas Energia
Wilker e o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) foram os únicos que votaram contra a medida. “A conta de energia não parou de subir depois da aprovação. E como o governo não pode alterar resoluções a respeito do ICMS, cabe à Assembleia vetá-la”, explicou Wilker.
Dermilson defendeu a cessão de tempo por avaliar que se trata de um assunto complexo, que influencia no orçamento de famílias ainda afetadas pela crise econômica e pelo desemprego. “Muitas pessoas estão com as contas atrasadas. A situação está bem difícil. Não acredito, porém, que a proposta seja derrubada, pois a arrecadação em período eleitoral não pode variar, seja para mais ou para menos“.