A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins, AM, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no município. O paciente infectado teve a morte confirmada neste sábado, 27, mas segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), o falecimento dele se deveu a outra doença.
O paciente era imunossuprimido e, após ser infectado pela varíola, apresentou febre, fraqueza e erupção cutânea sugestivas à doença na face, nos membros superiores e inferiores. O agravamento do seu quadro levou o paciente a ser transferido ara Manaus e internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado com quadro clínico de doença pulmonar e lesões cutâneas.
Leia mais:
Em caso inédito, homem é infectado com Covid, varíola dos macacos e HIV
Anvisa libera vacina e remédio contra varíola dos macacos
Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS PIN) da Coordenação de Vigilância em Saúde de Parintins, o caso foi notificado no dia 12 de agosto, mas a confirmação para Monkeypox só veio no dia 18 de agosto. Os órgãos reiteram que a morte do homem se deveu a problemas de saúde pré-existentes.
A FVS-AM contabiliza no momento 19 registros da doença em Manaus. Os três últimos foram confirmados nessa sexta-feira (26). 95% dos casos da doença no estado são em homens.