Dom Leonardo Steiner é o primeiro bispo da Amazônia Brasileira nomeado cardeal da Santa Igreja Romana. A cerimônia histórica foi realizada com presença de mais de 7 mil fiéis na Basílica de São Pedro, Vaticano às 10h no horário de Manaus.
O arcebispo está entre os 21 nomes eleitos cardeais. Sendo dois brasileiros, ele da Arquidiocese de Manaus e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).
Dom Leonardo Steiner já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo Auxiliar de Brasília. Além de Arcebispo Metropolitano de Manaus, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).
Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013.
Em entrevista à Rádio Vaticano antes da celebração, Steiner falou sobre a gratidão pela nomeação.
“A Amazônia é agradecida ao Papa Francisco pela a nomeação de um cardeal. Somos profundamente agradecidos e reconhecemos a proximidade. Queremos colaborar com o Papa. Ele pediu ao final da nomeação, ainda em maio, que nós rezássemos para que os novos cardeais o ajudassem no ministério petrino como bispo de Roma. E nós desejamos fazer isso com toda confiança para assim podermos servir melhor a nossa Igreja”, disse o novo cardeal.
Durante a cerimônia Dom Leonardo recebeu a investidura cardinalícia e assim pode ser chamado cardeal da Amazônia ou Cardeal Arcebispo, Dom Leonardo Steiner.
Veja Vídeo da posse: