A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou hoje que o município apresentou redução de 41,3% nos casos de malária registrados entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021.
Entre janeiro e julho de 2022, o número de casos de malária registrados é de 1.098. No mesmo período do ano passado, foram notificados 1.871 casos. Mesmo com a redução, a Semsa mantém o alerta para o maior risco no período sazonal da doença, que segue até o final do mês de setembro.
Leia mais:
Poliomielite: Saúde alerta para ameaça de retorno da doença
Ministério da Saúde lança campanha contra varíola dos macacos
Atualmente, a Semsa tem reforçado as ações em 11 áreas consideradas de maior influência para a malária em Manaus, realizando ações como tratamento dos criadouros para eliminação de larvas e do mosquito adulto do gênero Anopheles, diagnóstico e tratamento precoce, distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticida, termonebulização (Fumacê) de forma seletiva e o monitoramento permanente da notificação de casos.
Para colaborar no controle da doença, a Semsa orienta à população medidas como: evitar exposição ao mosquito no final da tarde, durante a noite e ao amanhecer; utilizar roupas cobrindo os braços e pernas; usar repelentes e mosquiteiros; e colocar telas nas portas e janelas das residências.