Os deputados Wilker Barreto (Cidadania) e Sinésio Campos (PT) cobraram, nesta quinta-feira (18), melhorias no registro de presença da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A demanda surgiu após o petista alertar que o deputado João Luiz (Republicanos) registrou a presença de Saullo Vianna (União), que não estava no plenário.
De acordo com o Sinésio, o registro foi feito por descuido. O parlamentar sugeriu que o setor de informática da Aleam crie uma senha aos parlamentares para acesso individual ao sistema, de modo a garantir a apuração das presenças do plenário durante a campanha eleitoral.
Leia mais:
Reajuste na tarifa de energia volta à pauta na Aleam
Deputados cobram participação dos colegas em sessões da Aleam
Wilker ressaltou que o sistema precisa ser mais rigoroso para garantir a prerrogativa de votação dos deputados. Devido à falta de quórum, a deliberação sobre o projeto de lei (PL) que proíbe a venda de sacolas plásticas com propagandas de estabelecimentos comerciais, do qual Wilker é relator, ainda não foi realizada.
O deputado Adjunto Afonso (União), que conduziu a sessão de hoje, afirmou que o sistema foi recém-criado e que vai solicitar ajustes à equipe de informática da Casa. Como vem ocorrendo desde o início do período eleitoral, na última terça-feira (16), as sessões da Aleam estão finalizando mais cedo e a votação de ontem acabou adiada por falta de quórum.