Na sessão plenária desta terça-feira (16), data que marca o início da campanha eleitoral, 15 deputados registraram presença no painel da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ainda na fase de debates, parlamentares se pronunciaram sobre a importância de colegas coordenarem a atuação no parlamento com a tarefa de obter votos.
O deputado Sinésio Campos (PT) fez um apelo contra a propagação do discurso de ódio e da violência por motivação política nas eleições deste ano. “Precisamos unificar o Brasil. Estamos sofrendo com o desemprego, o aumento da fome e da violência”.
Sobre a tarefa de conciliar as funções legislativas com o período eleitoral, Sinésio afirmou que o parlamento “não pode fechar as portas pelos próximos 45 dias (prazo que falta até a votação do primeiro turno)” e que cada parlamentar deve fazer planejamento adequado. “Espero que meu projeto que determina a proibição da venda de sacolas plásticas com propagandas de supermercados seja votada amanhã (quarta-feira)”.
Leia mais:
Convenção confirma candidatura à reeleição de Wilson Lima para Governo
PP oficializa apoio à reeleição de Bolsonaro
“Espero que cada um tenha responsabilidade de participar das votações de debates. A campanha eleitoral pode ser feita à tarde e nos finais de semana“, sugeriu o deputado Álvaro Campelo (PV), que tem projetos de lei (PL) voltados à defesa do consumidor em tramitação na Casa.
Delegado Péricles (PL) fez coro aos apelos dos colegas. “Às terças, quartas e quintas-feiras nossa obrigação é estar aqui“, ressaltou o parlamentar, cujos requerimentos para ampliar vagas em concursos das polícias Civil e Militar foram acatados pelo governador Wilson Lima (UB).
Este ano, 19 deputados vão concorrer à reeleição. Apenas cinco ficarão sem disputar a permanência nas cadeiras da Aleam. A sessão de hoje terminou mais cedo, às 10h17.