Partidos, federações partidárias e coligações têm até esta segunda-feira (15) para apresentar o registro dos candidatos que vão disputar as eleições de outubro, conforme determina a legislação eleitoral. No caso de candidatos à Presidência, o registro tem que ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual, o pedido deve ser enviado à Justiça Eleitoral do estado no qual o candidato se apresenta. Antes do registro, os nomes foram escolhidos em convenções partidárias (reunião de filiados), etapa que se encerrou no dia 5.
Leia mais:
TRE-AM promove curso de registro de candidaturas para eleições 2022
Roberto Jefferson registra candidatura à Presidência no TSE
Os registros devem ser entregues até as 8h (via internet) ou até as 19h (presencialmente). No pedido de candidatura, deve ser apresentado, entre outros documentos, a declaração atual de bens e comprovante de escolaridade. Com o registro, os candidatos ganham o direito a um CNPJ próprio para a campanha, o que viabiliza a arrecadação de recursos e o pagamento despesas.
O prazo para pedido de votos começa nesta terça-feira (16). A campanha eleitoral vai até 1º de outubro, totalizando 47 dias.
Via g1