O 5º Juizado Especial Cível do Rio condenou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) a pagar R$ 20 mil por danos morais ao jornalista Jean Wyllys (PT). Os parlamentares compartilharam vídeo que ligava Wyllys a Adélio Bispo, autor da facada no presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018.
A resolução, emitida no dia 4 de agosto pelo juiz Juarez Fernandes Cardoso, determina que cada um dos réus deverá pagar a indenização, sob pena diária de R$ 10 mil, e “publicarem a presente decisão nas mesmas redes sociais utilizadas para realizar a publicação ora justada”, diz trecho do processo.
Os réus já excluíram a publicação de seus perfis nas redes sociais, conforme determinação do juizado.
Leia mais:
Procuradores enviam pedido de investigação contra Bolsonaro à PGR
Bolsonaro apresenta informações sobre urnas eletrônicas em reunião com embaixadores
“As declarações dos Réus [publicação dos vídeos] veiculadas em suas redes sociais, que certamente são capazes de atingir um número incalculável de pessoas, exorbitaram o limite de mera opinião pessoal, sendo capazes de ferir a honra, e, até mesmo, colocar em risco a segurança do Autor“, decidiu o juiz.
A ação foi iniciada em 2020, quando personalidades conectadas ao presidente Bolsonaro publicaram os mesmos vídeos que divulgavam suposta conexão entre o ex-deputado e Adélio Bispo. A investigação, no entanto, confirmou que o agressor agiu sozinho nesse atentado.
Via UOL