O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na manhã desta terça-feira (9), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho registrando uma deflação de 0,68%, contra 0,67% registrado em junho. O IPCA é o índice oficial da inflação brasileira e a marca de julho é a menor da série histórica, iniciada em janeiro de 1980.
De acordo com o IBGE, a última vez que houve deflação no Brasil, quando os preços dos produtos pesquisas tem preços em queda, ocorreu há dois anos, quando o País vivenciava o início da pandemia da Covid 19.
Ainda conforme o IBGE, o IPCA acumula alta de 4,77% nos últimos doze meses, 10,07% abaixo dos 11,899% observados nos doze meses anteriores.
A deflação histórica ocorreu em função do recuo dos preços dos combustíveis e da energia, ação empreendida pelo Governo Federal alterando a política de cobranças do ICMS sobre estes dois produtos, mexendo assim nas finanças do governos estaduais. Contribuiu também para essa redução dos preços as últimas alterações para baixa do preço cobrado nas refinarias da Petrobras.