Se você gosta de fazer aquelas comprinhas básicas e com um preço bem agradável, então essa dica é pra você. Confira agora, as cinco ruas tradicionais de Manaus para comprar “de um, tudo”.
Rua Marechal Deodoro
Localizada no Centro Histórico, a Rua Marechal Deodoro é considerada o principal espaço comercial de Manaus, desde o chamado ciclo da borracha, entre a segunda metade do século XIX e os anos iniciais do século XX. Nos primórdios abrigava as famosas “casas de aviamento”, que abasteciam os seringais com gêneros de todas as espécies e levados pelos chamados regatões, barcos que faziam rotas comerciais pelas comunidades e municípios do interior. Atualmente, abriga lojas de roupas, sapatos e pequenos escritórios.
Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão
Avenida Hilário Gurjão fica localizada no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, mais conhecida como “Rua do Fuxico”. O comércio nesta região é diversificado, abrigando grandes lojas de “atacarejo”, hipermercados e pequenas distribuidoras de bebidas, além de roupas e móveis. Os preços da famosinha “Rua do Fuxico” são mais convidativos por atender uma das zonas mais populosas de Manaus.
Rua do Comércio do P-10
Principal centro comercial do conjunto Parque 10 de Novembro, a via está dividida entre rua 1 e 2, com lojas e comércios de alimentos e bancos na primeira e escritórios e espaços para carros na segunda. Há também espaço para restaurantes, pequenas lanchonetes, barbearias e salões de beleza.
Avenida Leopoldo Peres
A via começa no bairro de Santa Luzia e termina no Educandos, na Zona Sul. Ao longo do trecho, há uma gama variada de comércios populares, o Mercado Municipal Doutor Jorge de Moraes. Bancos, salões de beleza e também grandes lojas de marcas tradicionais, como Bemol e TV Lar. No século passado, a região era conhecida como Cidade Alta, e concentrava o comércio popular de Manaus.
Rua Barão de São Domingos
Até a construção da avenida Lourenço Braga, na Manaus Moderna, a Barão de São Domingos era a rua comercial mais próxima da beira do rio Negro. Isso levava os comerciantes da região a serem os principais abastecedores dos barcos, que saem da capital para o interior do Estado. No local, a marca são lojas de secos e molhados, produtos para caça, pesca e tabacarias.