O líder chinês Xi Jinping disse ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quinta-feira (28), que os Estados Unidos devem respeitar o princípio de uma “China única” em relação a Taiwan e garantir que suas ações sejam consistentes com suas palavras, segundo a mídia estatal chinesa relatou.
Veja também:
Papa pede desculpas no Canadá por “mal deplorável” causado por escolas
“Aqueles que brincam com fogo só vão se queimar”, disse o presidente chinês a Biden durante o telefonema. “Espero que o lado dos EUA possa ver isso claramente”, acrescentou. A China se opõe firmemente à independência de Taiwan e à interferência de forças externas, disse Xi.
Segundo comunicado da Casa Branca, Biden ressaltou que a política dos EUA com relação a Taiwan não mudou e que se opõe fortemente aos esforços para minar a paz na pequena ilha.
“os dois presidentes discutiram uma série de questões importantes para o relacionamento bilateral e outras questões regionais e globais, além de encarregarem suas equipes de continuar acompanhando a conversa de hoje, em particular para abordar as mudanças climáticas e a segurança da saúde”.
Em sua conta no Twitter, o presidente dos EUA falou sobre a conversa que teve com o líder chinês.
“Hoje conversei com o presidente Xi Jinping, da República Popular da China, como parte de nossos esforços para aprofundar as linhas de comunicação, administrar com responsabilidade nossas diferenças e abordar questões de interesse mútuo”.
*Via CNN