A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-AM) confirmou nessa quarta-feira (27) o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. A notificação de suspeita foi feita no dia 21 de julho.
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que recebeu o material encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), submeteu a amostra do paciente a exames. Seguindo protocolo internacional, uma segunda amostra foi encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais. A FVS-RCP, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), aguarda resultado do exame desta segunda coleta.
O paciente, residente de Manaus, apresentou no dia 7 de julho sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea sugestivas de monkeypox, como a doença é reconhecida em outros países.
Leia mais:
OMS anuncia que varíola dos macacos configura emergência de saúde pública
O paciente estava em Portugal e procurou atendimento no serviço de saúde local, recebendo medicação de acordo com as queixas. Por não ter apresentado melhora, ele se dirigiu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de varíola de macacos.
O quadro clínico é estável, e o morador se recupera em isolamento domiciliar. A investigação acerca do caso segue, pelo CIEVS Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
Via assessoria