Um homem, com idade entre 20 e 30 anos, está sendo monitorado em Manaus pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com suspeita de ter contraído a varíola dos macacos.
Segundo o órgão, o homem esteve em Portugal e ainda no país europeu começou a apresentar sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza, falta de energia, dor muscular e erupção cutânea, característica principal da doença.
Veja também:
Casa Branca anuncia que presidente Biden está com Covid
Ao retornar a Manaus, ele se dirigiu até a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). No local, foi avaliado e notificado do quadro suspeito. O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM) pelo CIEVS Manaus.
A FVS-RCP informou que o estado de saúde do paciente é estável e que ele está se recuperando em isolamento domiciliar. Foram realizadas coleta de exames pelo Laboratório Distrital da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) para diagnóstico diferencial do caso e conclusão de investigação.