Um dia após se reunir com representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e afirmar o apoio de ao menos onze representantes do MDB a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o senador Eduardo Braga (MDB) se reuniu nesta terça-feira (19) com o ex-presidente Michel Temer.
O encontro, ocorrido em Brasília, teve o intuito de fortalecer o discurso de Braga em apoio ao candidatura petista dentro do MDB ainda no primeiro turno. A fala do senador expôs uma “ruptura” no partido, que tem a senadora Simone Tebet como pré-candidata a presidência. Braga acredita que o apoio de Temer a ala “lulista” do partido pode ser decisiva.
Já a Executiva Nacional do MDB divulgou nesta terça-feira um comunicado reiterando o apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O documento conta com a assinatura de representantes do partido em 19 estados e no Distrito Federal, incluindo o presidente nacional e do diretório de São Paulo do partido, o deputado federal Baleia Rossi.
“Esse compromisso [com Simone Tebet] faz jus à decisão tomada, em outubro de 2019, em Convenção Nacional, em favor de uma posição de independência ao atual governo e também o resgate do protagonismo do MDB com seus valores e bandeiras”, diz a nota da Executiva Nacional.
Além de Baleia Rossi, de São Paulo, o comunicado conta com a assinatura de outros nove presidentes de diretórios estaduais (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Amapá e Acre). Também aparecem na lista lideranças do MDB do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia e Roraima.
Encontro com Lula
Estiveram presente no encontro com o ex-presidente Lula sete presidentes de diretórios estaduais do MDB, representando Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pará e Amazonas.
Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou que líderes do partido em onze estados apoiam a pré-candidatura de Lula ainda no primeiro turno. Representantes da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí também foram incluídos na fala de Braga.
“Nós temos 11 estados representados do MDB comprometidos com o projeto de Brasil que queremos”, disse o líder do partido no Senado. “Estamos aqui para dizer, aos companheiros aqui presentes e à imprensa, sobre a nossa decisão de caminhar com a candidatura Lula e [Geraldo] Alckmin desde já no primeiro turno”, declarou o emedebista.
Antes do encontro dos dirigentes com o ex-presidente Lula, que ocorreu na Fundação Perseu Abramo, o deputado Baleia Rossi havia afirmado que o MDB registra apoio de lideranças importantes a Tebet “em todos os estados”.
Uma convenção nacional do partido para formalizar a candidatura de Tebet estava prevista para acontecer no próximo dia 27. O evento, porém, deve ser adiado para o dia 5 de agosto.