A Prefeitura de Manaus e a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) anunciaram que crianças a partir de 3 anos de idade começam a ser vacinadas contra a Covid-19 na próxima segunda-feira, 18/7, na cidade. A medida, garantida pela autorização de uso da CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público, amplia a campanha municipal de vacinação, que contemplava até o momento apenas as crianças de 5 a 11 anos.
O prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou:
“Estamos felizes em dar mais esse passo, ampliando a faixa etária das crianças que podem ser vacinadas e protegidas contra o coronavírus. A imunização continua a ser a principal arma na luta contra a Covid e a prefeitura, desde que as vacinas foram liberadas, trabalha sem descanso para alcançar a maior parcela possível da população”.
Leia mais:
Manaus tem 11 pontos de vacinação para Covid e influenza neste sábado
Especialistas analisam nova onda de Covid-19 no Japão
O novo grupo, apto a ser vacinado é superior a 80 mil crianças. São 41.441 meninos e meninas com 3 anos de idade e 41.866 com 4 anos, conforme estimativa do IBGE.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informa que 37 pontos de atendimento, distribuídos em todas as zonas geográficas do perímetro urbano, irão oferecer a vacina para crianças ao longo da próxima semana, de 18/7 a 22/7, conforme lista disponível no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da Secretaria (@semsamanaus, no instagram, e Semsa Manaus, no facebook). Na área rural, ribeirinha e terrestre, a imunização segue o calendário de visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e das Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSF) para cada localidade.
As crianças devem ser levadas aos pontos de atendimento com a certidão de nascimento ou documento de identificação com foto; com o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS); e com a caderneta de vacinação.