O Ministério da Saúde liberou nesta sexta-feira, 15, a vacinação contra a covid-19 para as crianças de 3 a 5 anos com Coronavac. Com a novidade anunciada, os Estados já podem usar os estoques disponíveis para iniciar a imunização para o público infantil.
A medida acolhe o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso emergencial do imunizante para essa faixa etária, na quarta-feira, 15.
“A pasta recomenda que sejam utilizados os estoques existentes nos estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais.”
Até então, a aplicação da vacina era autorizada apenas para crianças a partir de 6 anos no país. A recomendação da Área Técnica da Anvisa para a faixa etária é de um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 28 dias, e mesma dose usada para adultos. Crianças imunocomprometidas não devem ser vacinadas por falta de informações sobre a aplicação no grupo. A Coronavac foi desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan tem autorização para fabricar o imunizante no território nacional.
SAIBA MAIS: OMS: vacinação infantil tem maior queda contínua dos últimos 30 anos
Segundo informações, o Ministério da Saúde deve emitir nota técnica, como orientação aos estados e municípios sobre a aplicação da dose ao grupo até a próxima semana.