O cenário político para a disputa da eleição para governo do Amazonas este ano aproxima-se de uma definição, enquanto o prazo para as convenções partidárias se esgota. 5 de agosto é a data limite das convenções, enquanto que o registro dos nomes na Justiça Eleitoral deve ser feito até o dia 15 de agosto.
Um elemento-chave para muitas candidaturas é a escolha do vice. Abaixo, o que se sabe até o momento sobre a definição dos vices dos pré-candidatos ao governo:
Leia mais:
Bosco Saraiva comenta articulação do Solidariedade para definição de candidaturas
Exclusivo| David Almeida diz: “31 de julho, defino o vice de Lima”
Wilson Lima (União Brasil)
O atual governador do Amazonas, que busca a reeleição, terá seu vice apontado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). A informação foi confirmada pelo próprio Almeida ontem à Onda Digital. O prefeito escolherá entre quatro nomes: Tadeu de Souza, ex-chefe da Casa Civil; Shádia Fraxe, ex-secretária de Saúde; Sabá Reis, ex-secretário Municipal de Limpeza Pública (Semulsp); e Marcos Rotta, ex-deputado e vice-prefeito de Manaus. Almeida disse que a decisão será tomada em 31 de julho.
Amazonino Mendes (Cidadania)
Embora o ex-governador do Amazonas e veterano da política tenha preferência pelo nome de Beto Michiles para compor a sua chapa como vice, em entrevista recente à Onda Digital o ex-prefeito de Manaus e pré-candidato ao Senado Arthur Virgílio Neto disse que o vice deverá ser um nome indicado pelo PSDB, partido que integra a federação que lança a candidatura de Amazonino.
Eduardo Braga (MDB)
O senador vem para a disputa do governo com o vice ainda indefinido. Em entrevista recente à Onda Digital, o pré-candidato a deputado estadual Francisco Praciano (PT) disse que ainda não há articulação para definir um candidato a vice-governador pelo partido na chapa de Braga. Praciano apontou o nome da Secretária Nacional das Mulheres do PT, Anne Moura, como possível indicada. Mas os nomes do próprio Praciano e do prefeito de Parintins, Bi Garcia, também foram aventados como possibilidades.
Carol Braz (PDT)
A ex-titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) no início da gestão do governador Wilson Lima se filiou ao PDT para efetivar sua pré-candidatura. Ainda não há definição de vice na sua chapa. A convenção nacional do partido ocorrerá no dia 20, e após esta serão definidas as datas das convenções estaduais.
Ricardo Nicolau (Solidariedade)
Em entrevista hoje à Onda Digital, o pré-candidato ao Senado Bosco Saraiva disse que o Solidariedade vai apresentar seus pré-candidatos em convenção partidária marcada para o dia 30 de julho. Segundo Saraiva, a candidatura de Nicolau tem boas perspectivas de crescimento, mas ainda não há definição de vice.
Henrique Oliveira (Podemos)
Em junho, o ex-vice governador do Amazonas Henrique Oliveira anunciou a ex-deputada estadual Vera Castelo Branco como sua vice. A pedido de Oliveira, Vera se desligou do PTB e se filiou ao partido do pré-candidato, o Podemos.
Marcelo Amil (PSOL)
O pré-candidato do PSOL já se encontrou com o ex-presidente Lula e afirmou que ele apoia sua candidatura. Segundo Amil, o PSOL será palanque de Lula no Amazonas. A assessoria do pré-candidato informou que o nome do vice só vai sair na convenção do partido, que ocorrerá no final do mês.