Um homem, de 33 anos e um idoso, de 62 anos, foram presos nesta quarta-feira (13), durante a Operação Acalento no Amazonas. As prisões ocorreram no município de Maués e no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.
As prisões integram a “Operação Acalento”, coordenada pelo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrada em todo o país.
A operação tem foco principalmente nos casos de violência física, violência sexual, exploração, aliciamento, maus tratos e homicídios, entre outros praticados contra crianças e adolescentes.
O caso de Maués foi denunciado através do Conselho Tutelar do município, que foi acionado pela escola das meninas, que percebeu que a criança de 11 anos tinha crises de ansiedade e se mutilava. Ela já teria tentado se matar outras vezes. As vítimas contaram que eram torturadas pelo pai e que a mãe sofria agressões. O homem foi transferido para Manaus.
Já o crime no Armando Mendes, o empresário foi preso estuprar duas sobrinhas. O idoso dizia a uma delas, enquanto praticava o crime, que estava ajudando a corrigir sua orientação sexual para que ela não fosse rejeitada pela família.
A vítima foi violentada dos 13 aos 17 anos e o caso só foi descoberto no último dia 6 de julho porque a irmã dela de 15 anos, que também estava sendo estuprada, criou coragem e denunciou o caso à tia materna. Ela levou o caso à polícia e apresentou um vídeo feito pela menina mais nova, mostrando o homem praticando o crime contra ela.
O idoso de 62 anos responderá por estupro de vulnerável e posse ilegal de arma de fogo, já o homem de 33 anos responderá por tortura. Ambos estão à disposição do Poder Judiciário