Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades políticas brasileiras lamentaram, na manhã desta segunda-feira (21/04), o falecimento do papa Francisco, ocorrido durante a madrugada, em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano. O pontífice tinha 88 anos e sua morte gerou uma onda de comoção mundial, refletida nas homenagens prestadas por representantes dos Três Poderes no Brasil.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, relembrou seu encontro com Francisco durante a visita do papa ao Rio de Janeiro, em 2013, e exaltou a postura do líder religioso frente à pandemia de Covid-19.
“O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”, afirmou o ministro.
Papa Francisco, luz eterna.
O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde.
Tive a graça de conhecer… pic.twitter.com/brxXKcXJYK
— Alexandre Padilha (@padilhando) April 21, 2025
Já o ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a espiritualidade e o humanismo do pontífice.
“Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo. Descanse em paz, Santo Padre”, declarou.
Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo.
Descanse em paz, Santo Padre. 🙏🙏🙏 pic.twitter.com/OAdJ4lQtAq— André Fufuca (@andre_fufuca) April 21, 2025
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou uma foto do papa ao lado de sua mãe, Marinete Silva, e se emocionou com a perda.
“Descanse em paz Papa Francisco. Obrigada por todo seu ensinamento de esperança, amor verdadeiro, humildade e fé. Que Deus, Maria e todos os anjos lhe recebam de braços abertos. O senhor sempre será eterno em nossos corações e orações”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Saiba mais:
- Jair Bolsonaro lamenta morte do papa e cita espiritualidade para “tempos de incerteza”
- Saiba quais políticos brasileiros se encontraram com papa Francisco
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, enfatizou o compromisso do Papa Francisco com a justiça social e a democracia.
“O Papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós. Sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a todos!”, reforçou.
O papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós, sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a… pic.twitter.com/MjgbQk5CJe
— Silvio Costa Filho (@Silvio_CFilho) April 21, 2025
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, compartilhou sua dor em rede social.
“De coração partido. [Francisco] liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerão entre nós. Siga em paz, Francisco”, publicou.
Com o coração apertado, nos despedimos do Papa Francisco. Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerāo entre nós. Siga em paz… pic.twitter.com/b5A9ADfoJM
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 21, 2025
Entre os presidentes do Legislativo, também houve manifestações de pesar. Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, disse que “Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão”.
“Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça. Sem dúvida um exemplo de vida e luta para todos nós”, escreveu Motta.
Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.
Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) April 21, 2025
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, compartilhou uma experiência pessoal com o papa.
“Como presidente do Senado e, como judeu, expresso a minha mais profunda admiração pela vida e obra do Papa. Em 2019, tive a honra de assistir a uma missa celebrada pelo Papa, e essa experiência me deixou uma marca profunda. Sua palavra e sua bênção ficarão para sempre em minha memória.”
É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. O Congresso Nacional do Brasil une-se em solidariedade à comunidade católica em todo o mundo, à Santa Sé e a todos aqueles que tiveram suas vidas tocadas pelo papado de Francisco.
— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) April 21, 2025
Do Judiciário, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, também prestou tributo ao líder da Igreja Católica.
“O Papa Francisco integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica. Foi um exemplar cristão latino-americano. Lembro suas tão necessárias palavras”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, exaltou o legado de Francisco.
“Deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos. O Santo Padre se encontrará com Deus e continuará a rezar por todos nós. Obrigado pela sua missão na Terra, cumprida com louvor e paixão. Descanse em paz!”, declarou.
O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) April 21, 2025
Morte do papa Francisco
O primeiro pontíficie latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/04), em Roma. A informação foi divulgada pelo Vaticano, mas a causa da morte não foi informada.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

A última aparição pública do Papa Francisco ocorreu neste domingo (20/04) durante a Missa de Páscoa. Ele não celebrou a missa, mas apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.

Sua homília pascal foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.
Saúde debilitada
O pontíficie ficou internado por 40 dias e estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões. O estado de saúde dele foi considerado pelo Vaticano como “complexo”.
