Uma emissora de televisão palestina vinculada ao grupo Jihad Islâmica confirmou as mortes de cinco jornalistas do canal em um ataque israelense na Faixa de Gaza. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (26/12).
“(o canal) chora por cinco jornalistas mártires, Faisal Abu Al Qumsan, Ayman Al Jadi, Ibrahim Al Sheikh Khalil, Fadi Hassouna e Mohammed Al Lada’a, que morreram em um ataque sionista contra um veículo de transmissão”, diz o comunicado.
A van de transmissão do canal Al Quds quando o veículo estava estacionado no campo de refugiados de Nuseirat foi atingido por um míssil israelense, de acordo com o comunicado da emissora.
Veja o vídeo da van em chamas:
A nota ainda complementa que os jornalistas morreram “quando cumpriam seu dever jornalístico e humanitário (…) Reafirmamos nossa missão de continuar nossa mensagem como mídia de resistência”.
O exército israelense afirmou em um comunicado que efetuou “um ataque preciso contra um veículo com uma célula terrorista da Jihad Islâmica dentro dele na área de Nuseirat”, no centro de Gaza.
“Antes do ataque, várias medidas foram adotadas para mitigar o risco de ferir civis, incluindo o uso de munições precisas, vigilância aérea e inteligência adicional”, acrescenta o comunicado militar.
Saiba mais:
Polícia Federal abre inquérito para apurar pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas
Colisão entre ônibus e moto deixa um morto e três feridos, em Tefé
O Sindicato de Jornalistas Palestinos anunciou na semana passada que mais de 190 profissionais de imprensa morreram e pelo menos 400 foram feridos desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro de 2023.
*Com informações de O Tempo