É véspera de Natal, nesta terça-feira (24/12), e o Papai Noel já começou a aguardada viagem ao redor do mundo para distribuir presentes para todas as crianças que foram “boazinhas” neste ano de 2024. E se você quiser saber quando o Bom Velhinho vai passar na sua cidade ou em qualquer país com seu trenó puxado pelas renas no céu, basta acessar este link que abre uma ferramenta online do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad), uma organização binacional de Estados Unidos e Canadá.
O site criado pela entidade permite que milhões de pessoas acompanhem, em tempo real, cada etapa dessa viagem mágica de Papai Noel pelos cantos do planeta. A ferramenta, atualizada constantemente, exibe o percurso do Bom Velhinho enquanto sobrevoa os continentes, além de informar o número exato de presentes entregues, que já ultrapassou a marca de 4 bilhões até às 18h30 (de Manaus).
O portal do Norad também oferece uma funcionalidade especial para as crianças: é possível descobrir o horário estimado em que o trenó do Papai Noel chegará em sua região, o que ajuda a manter a expectativa e a emoção da noite de Natal.
Segundo a tradição, todos os anos, no dia 24 de dezembro, Papai Noel e suas renas deixam o Polo Norte ainda pela manhã para começar a grande jornada. A viagem inclui paradas em todas as partes do mundo e o site oferece detalhes do trajeto, permitindo visualizar a passagem por cada cidade e continente.
Leia mais:
Papai Noel da PC-AM prende foragido da Justiça do Amapá em Manaus
A iniciativa, criada em 1995, é fruto de uma parceria entre os governos dos Estados Unidos e do Canadá. Desde então, tornou-se uma tradição consolidada no Natal de muitas famílias ao redor do mundo. Além disso, os idealizadores destacam que o “Papai Noel deve ser um piloto extraordinário, capaz de realizar esse feito há séculos com precisão impressionante e, claro, muita magia”.
O Papai Noel geralmente começa a viagem na Linha Internacional de Data no Oceano Pacífico e viaja para o oeste. Então, historicamente, ele visita o Pacífico Sul primeiro, depois a Nova Zelândia e a Austrália.
Depois disso, o Bom Velhinho vai em direção ao Japão, passando por outras partes da Ásia, atravessa a África, depois para a Europa Ocidental, Canadá, Estados Unidos, México, América Central e por último a América do Sul, onde fica o Brasil.
*Com informações do Globo e CNN Brasil