Para se garantir a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular, é necessário um conjunto de ações. O treino precisa estar em dia, assim como o descanso e a alimentação. E é, justamente na hora de comer, que muitos escorregam.
Para evitar isso, é preciso acrescentar na alimentação itens que contribuam para o objetivo de ganho de massa muscular, e que sejam saborosos e agradáveis. Um grupo de alimentos muito indicado é o das as frutas anabólicas, que funcionam como sobremesas saudáveis.
O nutricionista Rubens Gomes indica 4 frutas anabólicas para sobremesas:
Abacate
Classificado como um superalimento, o abacate é uma ótima fonte de gorduras do bem. E isso é fundamental para melhorar a produção natural de testosterona — hormônio decisivo para o ganho de massa muscular. Segundo o nutricionista, o ideal é consumir a fruta antes de dormir, para favorecer a sintetização dos hormônios anabólicos durante o sono.
Mamão
O mamão reserva diversas vantagens para o organismo. Uma delas é a melhora do trato gastrointestinal, que alivia a prisão de ventre. “A papaína [substância encontrada no mamão] atua como um laxativo. Com isso, você não fica com aquele aspecto de dilatação abdominal”, afirma Rubens.
Leia mais:
Mirtilo: 10 benefícios da fruta azul para a saúde e como consumir
Açaí e guaraná estão entre as melhores frutas globais, diz Taste Atlas
Abacaxi
O abacaxi possui inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do organismo. O principal, talvez, seja a melhora da absorção de nutrientes. Tudo por causa da bromelina, uma enzima digestiva presente na composição da fruta. Como, muitas vezes, é necessário ingerir altas quantidades de alimentos para ganhar massa muscular, esse fator é muito útil e tende a evitar problemas estomacais e intestinais em pessoas que visam a hipertrofia.
Banana
Com seu sabor doce, a banana combina com diversos outros ingredientes saudáveis — aveia, canela, mel e outros — ela também é uma boa fruta para ganhar massa muscular. Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade nutricional, ela ainda é rica em potássio — nutriente que facilita a contração muscular. “A eficácia do seu treino pode ser muito maior”, revela Rubens.
Com informações de Metrópoles e Sportlife.