O Governo do Amazonas apresentou, nesta sexta-feira (20/12), o plano de atuação dos órgãos estaduais montado para as festividades de fim de ano na capital e interior, que vai contar com a atuação de servidores da Segurança Pública (SSP-AM), incluindo as Polícias Civil (PC-AM), Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), e Detran-AM, além de toda a estrutura da rede de Saúde.
Os titulares dos órgãos orientaram a população quanto a cuidados, principalmente, no trânsito e nas festas e comemorações, durante as festividades, para evitar o aumento no número de acidentes e reforçaram que as equipes de fiscalizações estarão nas ruas.
O planejamento conta com equipes de policiamento e fiscalização destacadas em pontos estratégicos, que vão garantir acompanhamento em tempo real das operações pelos sistemas de videomonitoramento da SSP-AM.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está montando um grande esquema de fiscalização, que já estão atuando nas zonas mais populosas de Manaus com a operação Lei Seca, para prevenir o aumento no número de acidentes de trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for flagrado infringindo a Lei, sofrerá com a penalidade de suspensão do direito de dirigir por 12 meses, multa de R$ 2.934,70, e o veículo será retido. Além disso, ele também poderá ser preso, caso o teor alcóolico aferido pelo bafômetro seja superior a 0,3 miligramas por ar alveolar.
Policiamento reforçado
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, destacou que, neste ano, o estado contará com o reforço de mil novos soldados da PM, recentemente incorporados ao efetivo pelo governador Wilson Lima, que passam a compor as equipes de policiamento ostensivo distribuídas pela cidade.
Leia mais:
Vídeos: Ciclone Chido deixa rastro de destruição em Mayotte e mortes podem ultrapassar a mil
MA: Mulher evita feminicídio após luta corporal com companheiro
Desde o início de novembro, a Polícia Militar conta com a Operação Natal Mais Seguro, que seguirá até o mês de janeiro e contará com o reforço, em Manaus e no interior, de aproximadamente 1.800 policiais militares, divididos em escala de serviço de três turnos, o equivalente a 600 PMs por dia, nos horários das 7h às 23h, de domingo a domingo.
Além do policiamento ostensivo, a Polícia Militar tem atuado, especialmente, nas proximidades dos centros de compras e ruas comerciais, em virtude do aumento no número de pessoas que transitam nestes locais nesse período do ano.
Rede de Saúde
Os três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) adultos e os três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC), assim como as sete maternidades e os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs); as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova, estarão funcionando normalmente neste fim de ano.
E o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuará, na virada de ano, com bombeiros militares, viaturas e equipamentos nas ações de prevenção em eventos que ocorrerão em diversas zonas da capital. Também manterá as escalas padrões de guarnições de serviço nos postos operacionais da capital e do interior.