Um homem, de 40 anos, foi preso no sábado (14/12), em cumprimento de um mandado de prisão em razão de sentença condenatória por estupro de vulnerável. O crime ocorreu em 2020, no município de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus), quando a vítima tinha 5 anos.
De acordo com o delegado Micael Souza, da 68ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), o homem era padrasto da vítima e costumava se aproveitar de momentos em que a então companheira estava dormindo, ou saía de casa, para abusar sexualmente da menina.
“A genitora da vítima foi quem denunciou o crime na época. Depois que soubemos da decisão judicial que condenou o indivíduo pelo crime praticado, saímos em diligências e logramos êxito em sua prisão, efetuada no Centro do município”, disse o delegado.
Leia mais:
Homem é executado na frente da esposa e do filho na zona Leste de Manaus
Homem é preso por estupro de criança de 11 anos em Japurá, no AM
Procedimentos
O homem foi condenado a 22 anos de reclusão por estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça.
Outro caso
Um homem, de 46 anos, foi preso nesta segunda-feira (16/12), por estupro de vulnerável de uma criança, de 11 anos. Policiais civis da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), cumpriram o mandado de prisão preventiva.
De acordo com a equipe policial da 59ª DIP, o homem estava realizando um trabalho em uma comunidade rural quando conheceu a mãe da criança. Em determinado momento, ele convenceu a mulher a permitir que a menina fosse morar com ele na sede do município, alegando que lá ela teria melhores condições para continuar os estudos.
Na ocasião, a mãe aceitou que a criança fosse morar na cidade com o homem e a irmã dele. Isso ocorreu entre os meses de abril e novembro deste ano. No entanto, a menina começou a sofrer abusos sexuais por parte do homem sempre que ficava sozinha com ele em casa.
Segundo os policiais, o suspeito também ameaçava a vítima, dizendo que ela seria mandada embora da cidade caso contasse a alguém sobre os abusos. Posteriormente, a menina conseguiu fugir da casa do suspeito e procurou ajuda junto a uma vizinha. A tia da criança conseguiu resgatá-la e registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia.
Com base nos depoimentos e nas informações coletadas, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva do homem, e a ordem judicial foi decretada e cumprida nesta segunda-feira. As investigações continuarão para averiguar se a mãe possui alguma responsabilidade no caso.
O indivíduo responderá por estupro de vulnerável. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.